O Salvador Apresentado


O Salvador Apresentado

Até agora nós aprendemos que a morte de Cristo foi predestinado desde a fundação do mundo, prefigurada por milhões de sacrifícios de animais, abrangendo milhares de anos, e predito pelos profetas ao longo dos séculos. Não houve preparação indiferente para o evento que tornaria possível para Deus justamente oferecer um perdão pleno e livre para bilhões de pecadores! Finalmente, o tempo escolhido por Deus para fora de toda a eternidade chegou - o prazo para o cumprimento de Seu plano eterno; o momento em que Deus se tornaria um homem. O apóstolo Paulo refere-se a esse período muito especial da história como "a plenitude do tempo":

Mas quando a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, a fim de que pudesse resgatar os que estavam debaixo da lei, para que recebêssemos a adoção de filhos (Gl 4: 4-5).
O nascimento de Jesus em Belém da Judéia não foi o começo de uma nova vida, como no caso de todos os partos outro ser humano, mas era a continuação de uma vida eterna. O Filho de Deus não começou a sua existência em um estábulo, mas existia desde a eternidade passada. Ele se tornou um homem, mas foi ainda totalmente Deus. Como disse o profeta Isaías: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu" (Isaías 9:6). A criança nasceu humana, mas o divino Filho foi dado.

Por que a Encarnação?

Por que Jesus se tornou um homem? A resposta simples é que Ele tinha de se tornar um ser humano, a fim de morrer pelos pecados da humanidade. Como o acima citado escritura estados, Jesus foi "nascido de mulher." Essa é outra maneira de dizer que Ele se tornou um ser humano. Seu propósito em se tornar um homem, como Paulo afirmou, era para nos redimir. Claro, a nossa redenção foi realizada através da Sua morte sacrificial, mas a menos que Ele viveu como um homem, Ele não poderia ter morrido como um homem. Jesus nasceu para morrer. Certamente, Jesus fez muitas coisas maravilhosas durante Seu ministério terreno, mas os não eram a principal razão para sua encarnação. Como Ele mesmo proclamou, Ele veio para "dar sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45). O principal objetivo da encarnação foi para que o Deus-homem pode sofrer e morrer. Esta verdade está contida em outras escrituras também.Por exemplo, lemos no livro de Hebreus:



Desde então, os filhos [aqueles de nós que acreditassem Nele] partes em carne e sangue que temos [os corpos humanos], também ele também participou do mesmo [corpo humano], queatravés da morte Ele pode tornar impotente o que tinha o poder da morte, isto é, o diabo ... "(Hebreus 2:14-15, ênfase adicionada).
Jesus "participou da carne e sangue" para que Ele pudesse morrer fisicamente. Através de Sua morte, Satanás foi tornada impotente. (Vamos estudar desaparecimento de Satanás em um capítulo posterior.)

Seu nascimento de uma Revelação

Mesmo a história da concepção de Cristo nos ajuda a entender o propósito de Sua encarnação. Lemos que um anjo apareceu em sonho a José e deu-lhe instruções para citar Criança Maria de Jesus , ou o hebraicoYehoshua, que significa "Jeová salva". O anjo deu a razão para este nome, quando ele explicou: "É Ele quem salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1:21). Olhando para trás, percebemos que foi apenas pela morte de Jesus que temos sido salvos de nossos pecados. É fácil para nós ver a previsão da morte de Cristo, mesmo na divulgação de sua concepção milagrosa. O anjo não disse: "Jesus vai curar e ensinar e libertar o povo de demônios." Todas essas coisas foram significativos em si mesmos, mas nenhum se compara com o objetivo principal de sua encarnação -. Para morrer pelos nossos pecados como um homem Na noite do nascimento de Jesus, um anjo também apareceu para alguns pastores e mais uma vez proclamado o razão para o nascimento do Messias:





"Para hoje, na cidade de Davi nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor "(Lucas 2:11, ênfase adicionada).
Observe o anjo disse Jesus havia nascido para eles. Além disso, notar que ele havia nascido para eles um Salvador - o que iria realizar a salvação. Novamente, percebemos que a salvação foi realizada através da Sua morte. Por essa razão, Jesus se tornou um homem. O apóstolos Paulo e João, respectivamente, adicionar seus depoimentos para este fato:

É uma declaração de confiança, merecendo plena aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundopara salvar os pecadores (1 Tm. 1:15, grifo do autor).
E você sabe que Ele apareceu para tirar os pecados (1 João 3:5, ênfase adicionada). Segundo a Escritura, a encarnação foi essencial para nossa salvação. A menos que Deus se tornou homem, não haveria nenhuma maneira podemos ter esperança de escapar do castigo que nós merecíamos.

Totalmente Testado

Não só era essencial que Deus se tornou um homem, mas também foi crucial para que Deus-homem para viver um longo período de tempo na terra. Ele teve que ser provado sem pecado, a fim de qualificar-se como nosso substituto. A única maneira que ele poderia ser declarada sem pecado era para ser tentado com as tentações que todas as outras pessoas enfrentaram. Apenas um sem culpa pode justamente servir como nosso substituto, caso contrário ele seria merecedor da condenação mesmo que nós. Se um homem no corredor da morte se ofereceu para morrer no lugar de seu amigo que também estava no corredor da morte, sua oferta seria inaceitável pela simples razão de que ele está sob sentença de morte por seu próprio crime. Levaria alguém que não tinha pecado para nos redimir. Se tivesse sido apenas necessário que Deus se tornou um homem e depois morrer, sem viver uma vida cheia de tentação, Jesus poderia muito bem ter completado a Sua missão, morrendo com os outros bebês de Belém, que foram mortos por decreto cruel de Herodes. Era necessário, no entanto, para que Jesus fosse totalmente testados e comprovados sem pecado antes de morrer.





Ao examinarmos as Escrituras, parece seguro dizer que Deus não considera um homem ter sido suficientemente testada até que ele chegou pelo menos a idade de 30. Por exemplo, Joseph, após muitas tentativas, foi exaltado no Egito em trinta anos. 20 David, depois de anos de dificuldades, foi exaltado ao trono na idade de 30. 21 Os levitas entrou suas responsabilidades sacerdotais com a idade de 30. 22 Muito possivelmente, Ezequiel começou seu ministério na idade de 30. 23 Jesus entrou em seu ministério em cerca de trinta anos após a primeira a ser conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser severamente tentado pelo diabo. 24

Além disso, não devemos pensar que a tentação no deserto foi o primeiro e último tempo de Jesus já enfrentou a tentação. Escritura afirma claramente que, após episódio de Jesus tentação no deserto, o diabo "afastou-lhe até um momento oportuno" (Lucas 4:13). É claro que Jesus foi tentado mais tarde. Jesus também tinha sido tentado antes de Sua episódio com Satanás no deserto. O escritor de Hebreus afirma que Jesus foi "tentado em todas as coisas como nós somos, mas sem pecado" (Hebreus 4:15 b). Jesus foi tentado em todos os sentidos, durante toda sua vida, tal como nós somos. Temos tentado como crianças, como adolescentes, e como adultos. Assim foi Jesus. Sem dúvida, Ele foi tentado a realizar um trabalho desleixado nos negócios de seu pai ou de carpintaria para enganar um cliente de alguma outra forma.Jesus foi tentado a mentir, a luxúria, a odiar, mas ele nunca se rendeu. Ao fazer isso, ele provou-se sem pecado. Ele demonstrou sua qualificação para morrer pela humanidade como o substituto sem pecado, que a justiça de Deus exigia, se alguém era para ser salvo. Pense nisso: Se Jesus tivesse cedido a uma tentação única durante a sua vida teria significado que nenhum de nós poderia ser salvo . Louvado seja Deus que Jesus nunca pecou!





Por que Jesus foi batizado de água?

Após trinta anos de viver a vida de um ser humano, após trinta anos de frente para a tentação diária, após trinta anos de submissão à vontade de Deus sem pecado, Jesus entrou em seu ministério. Parece estranho, no entanto, que seu primeiro ato era para ser batizado por João no rio Jordão. John inicialmente se opuseram ao pedido de Jesus para o batismo, dizendo: "Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? " (Mateus 3:14). Naquele momento, João não sabia que Jesus era o Messias (João 1:33). Assim, sua observação revela que ele sabia o quão perfeita era Jesus. John, um homem santo, sentiu-se indigno, porque Jesus era muito mais santo. Jesus respondeu objeção John, afirmando: "Deixa-lo neste momento, pois desta forma é apropriado para nos convém cumprir toda justiça" (Mt 3:15). Se sem pecado Jesus não tinha nada de que se arrepender, por que Ele insiste em ser batizado? Não pode ser apenas um motivo: Ele estava identificando-se com os pecadores - um prenúncio da finalidade principal da sua vinda, que seria cumprida na cruz, quando Ele suportou os pecados de cada pessoa. Sua morte seria verdadeiramente "cumprir toda a justiça", fornecendo os meios pelo qual Deus pode justamente perdoar pecadores indignos.







Sobre o batismo de Cristo, James Denney escreveu:
Aqui no batismo vemos ... Jesus numeração-se com os transgressores, submeter-se a ser batizados com o batismo, identificando-se com eles em sua relação com Deus como pecadores, fazendo todas as suas responsabilidades Sua própria .... Não foi por acaso que agora, e não em algum outra hora, a voz do Pai declarou-o Filho amado, o escolhido, em quem a sua alma encantada. Pois assim identificando-se com os homens pecadores, na tomada das suas responsabilidades últimos e mais terrível Seus, Jesus aprovou mesmo o verdadeiro Filho do Pai, o verdadeiro servo e representante daquele cujo nome desde a antiguidade é o Redentor. 25
O prenúncio da cruz no batismo de Jesus é confirmada por uma declaração mais tarde, Jesus fez a respeito de Sua morte, que Ele metaforicamente chamado de batismo:
"Mas eu tenho um batismo de sofrer, e como me angustio até que seja cumprida!" (Lucas 12:50).
Parece bastante razoável supor que Jesus estava se referindo aqui à Sua morte. Isso se torna especialmente claro à luz de uma declaração posterior, no qual usou a mesma metáfora (batismo) como uma referência para os sofrimentos que Ele em breve suportar na cruz (cf. Mc 10:36-40). Assim, vemos que não só era o propósito da encarnação de Cristo revelado na sua concepção e nascimento, mas também a Sua morte sacrificial pelos pecadores foi prenunciada na inauguração de seu ministério. Foi então que João Batista introduziu a Cristo como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (João 1:29 b).

"Eu dou a minha vida"

Ao longo dos três anos de Seu ministério, Jesus fez inúmeras referências à Sua morte. Na verdade, tais declarações se tornaram mais freqüentes como o dia final se aproximava. Muitas das referências iniciais foram propositadamente vago, mas, no entanto, são claras para aqueles de nós que lê-los de uma visão pós-crucificação. Por exemplo, em seu discurso com Nicodemos, Jesus previu Sua crucificação e tanto a sua realização: "E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que acredita que pode nele tenha a vida eterna "(João 3:14-15). Quando os fariseus reclamou a Jesus que os discípulos nunca jejuou, Ele respondeu que atendentes do noivo não jejuam enquanto o noivo está com eles. Jesus passou a prever que um dia o noivo seria levado, em seguida, os atendentes seria rápido (ver Lucas 5:33-35). Quando os escribas e fariseus solicitado um sinal dEle, Jesus respondeu que não haveria sinal dado mas o sinal de Jonas. O que isso significa? Ele passaria três dias e noites no coração da terra, assim como Jonas fez no ventre do peixe (ver Matt. 12:38-40). Em João 6, lemos sobre Jesus dizendo a seu público judeu, "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre; eo pão que Eu darei pela vida do mundo é a minha carne "(João 6:51). Mais tarde, no Evangelho de João , Jesus proclamou: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas .... Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida para que eu possa levá-lo de novo" (João 10:11, 17). Estas declarações apenas deixar claro que Jesus viu Sua morte como sua obra mais significativa.











Prevendo sua própria morte

Quem observa a quatro Evangelhos não pode deixar de notar o que parece ser uma quantidade desproporcional de espaço dedicado aos dias finais de Cristo e da crucificação. De um total combinado de oitenta e nove capítulos, 26 se preocupam com os acontecimentos da última semana de Jesus.

Potencialmente, os escritores dos Evangelhos poderiam ter registrado incidentes de qualquer um dos doze mil dias da vida de Jesus, mas eles foram inspirados para dedicar quase um terço de seus escritos para relatar os últimos seis ou sete dias de Sua vida terrena. Obviamente, o Espírito Santo quer chamar nossa atenção para a morte de Jesus. Como o dia culminante da história se aproximava, Jesus previu sua morte com muito mais freqüência e claramente do que qualquer tempo anterior, ressaltando a sua necessidade.Seria por acaso que Ele morreria uma morte horrível. Era plano de Deus predestinado. Foi o principal objectivo para a Sua vinda. Evangelho de Marcos registra oito ocasiões distintas quando Jesus previu sua morte. 26 O primeiro, registrado no capítulo oito, ocorreu logo após Peter fez sua confissão impressionante de messianidade de Jesus ea divindade. Agora que os discípulos sabiam quem Ele era, era importante que eles compreendam que Ele veio realizar. Depois de elogiar Pedro e, em seguida, advertindo os seus discípulos para não revelar sua identidade, Jesus "começou a ensinar-lhes que o Filho do Homem padeça muitas coisas e ser rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes e os escribas, e ser morto, e depois de três dias ressuscitaria "(Marcos 8:31). A Escritura continua a dizer que "Ele estava afirmando o assunto claramente," com o resultar que "Peter levou-o de lado e começou a repreendê-lo" (Marcos 8:32). Que o divino Filho de Deus, o Messias de Israel, deveria morrer era impensável para Peter. Certamente, Jesus tinha feito uma distorção. Pedro estava tão certo de que a morte de Jesus não poderia ser a vontade de Deus que ele corajosamente repreendeu o Mestre, primeiro tomando-o de parte, para não constrangê-lo!Mas a resposta de Jesus certamente deve ter chocado Pedro. Tendo sido elogiado apenas um minuto antes de sua compreensão divinamente dada da identidade de Jesus, agora Peter encontra-se a ser repreendido pela adoção de uma perspectiva humanista do propósito final de Deus ao enviar Cristo:











Mas se virar e ver seus discípulos, repreendeu a Pedro, e disse: " Arreda, Satanás, porque você não está definindo a sua opinião sobre os interesses de Deus, mas do homem "(Marcos 8:33, ênfase adicionada).
É claro que Jesus queria deixar uma impressão duradoura sobre Pedro e mentes dos discípulos sobre ponto de vista de Deus sobre Sua morte iminente: . Era intenção de Deus para ele morrer . Qualquer outra perspectiva é inaceitável E por que foi intenção de Deus que Jesus morrer ? Porque só então poderia o Deus santo, o Juiz do universo, justamente oferecer um perdão gratuito para os seres humanos que ele tanto amava.

"Chegou a hora"

Evangelho de João, apesar de não gravar as previsões específicas de Jesus sobre sua morte, não inclui o uso repetido do que é o primeiro de uma frase enigmática, mas que mais tarde se revela como uma referência óbvia para a hora da sua crucificação. Listo os primeiros quatro referências abaixo:
E Jesus disse-lhe: "Mulher que tenho eu a ver com você? Minha hora ainda não chegou "(João 2:4, ênfase adicionada). "Vá até a festa vocês, eu não subo a esta festa porque a minha hora ainda não tenha chegado plenamente "(João 7:8, ênfase adicionada). Eles estavam procurando, portanto, para prendê-lo, e ninguém pôs a mão sobre ele, porque sua hora ainda não havia chegado (João 7:30, ênfase adicionada). Estas palavras que Ele falou no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o agarrou, porque sua hora ainda não havia chegado(João 8:20, grifo do autor).





Torna-se claro nas referências terceira e quarta que "a hora" do que João escreveu tinha algo a ver com Jesus cair nas mãos dos homens. As referências quinto, sexto e sétimo listados abaixo ocorreram todos nos últimos dias alguns de Sua vida terrena, e "a hora" torna-se óbvio como uma referência a sua morte:
Agora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado sua hora para que se retirasse deste mundo para o Pai ... (João 13:1, ênfase adicionada). Estas coisas falou Jesus, e levantando os olhos ao céu, Ele disse: "Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, que o Filho glorifique a ti ... " (João 17:1, grifo meu). E Jesus lhes respondeu, dizendo: " Chegou a horapara o Filho do Homem ser glorificado. verdade, em verdade vos digo que, se o grão de trigo que cai na terra e não morre, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto "(João 12:23-24, ênfase adicionada).



"A hora" não pode ser qualquer coisa, mas o tempo da morte de Jesus. Seria "a hora" Ele tinha falado por três anos e que nenhum de seus discípulos entenderam. No dizer do sétimo listado acima, Jesus calmamente levantou a ponta do manto que escondia os resultados inimagináveis ​​de Sua morte: Assim como o plantação de um grão de trigo morto assegura uma colheita de grãos, assim também a morte do Filho de Deus iria produzir uma colheita de filhos. Gostaríamos de nascer de novo . E quão importante foi a de que "hora" do que João escreveu repetidamente e que Jesus se refere? Jesus continuou:



"Agora minha alma está perturbada; e que direi: 'Pai, livra-me desta hora? Mas para isso eu vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome "(João 12:27-28a, ênfase adicionada ).
A hora da Sua morte foi o propósito para a Sua vinda. Os Evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) todos os registros de um evento muito importante que ocorreu poucos dias antes da crucificação de Jesus.Nós lemos que Pedro, Tiago e João subiu uma montanha sem nome com Jesus. Lá Ele foi transfigurado diante deles, e Mateus diz-nos que "o seu rosto resplandeceu como o sol, e as Suas vestes tornaram-se brancas como a luz" (Mt 17:2). Ao mesmo tempo, apareceram Moisés e Elias, aparentemente ter sido tomada do paraíso para esta ocasião especial. Marcos diz-nos apenas que eles estavam conversando com Jesus, mas Lucas diz-nos o seu tema de conversa:



Moisés e Elias, que, aparecendo em glória, falavam da sua partida que estava prestes a cumprir-se em Jerusalém (Lucas 9:30 b-31, grifo nosso).
Seu tema não é nenhuma surpresa, como Moisés e Elias certamente seria extremamente interessados ​​no evento que tornaria possível o perdão dos pecados do mundo. Na verdade, seria o evento que tornou possível para os seus próprios pecados para ser perdoado durante suas vidas "a crédito" para que Jesus iria conseguir. Também é interessante que Lucas fala da partida de Jesus como uma realização . Sua morte foi muito mais do que um êxodo deste mundo. Se a razão para a concepção do nascimento de Jesus foi para salvar as pessoas dos seus pecados, se o propósito de sua encarnação e vida terrena foi principalmente para qualificá-lo para ser o nosso substituto sem pecado; se o Espírito Santo obviamente inspirado os escritores dos Evangelhos para destacar a última semana da vida de Jesus e os acontecimentos que envolveram sua crucificação, e se o próprio Jesus repetidamente previsto Seus sofrimentos e morte, indo tão longe a ponto de proclamar que eles eram a razão pela qual Ele veio ao mundo, não devemos então ver a morte de Cristo como o aspecto mais significativo de sua vida terrena?



Notas de Rodapé
20. Veja Gn 41:46.

21. Veja 2 Sam. 5:4.

22. Veja Num. 4:2-3, 22-23, 29-30, 46-47.

23. Veja Ez. 1:1.

24. Veja Matt. 4:1.

25. James Denney, A Morte de Cristo, p. 15.

26. Marcos 8:31-33, 9:12; 9:31; 10:32-34; 10:45, 12:1-8; 14:7-8; 14:22-28