A morte de um tolo rico


A morte de um tolo rico


Lucas 12:13-34
Se você está lendo isso, que é uma boa indicação de que seu coração está aberto para ser desafiado.Agora a sua jornada rumo à verdadeira alegria começa, e começa no único lugar que pode, por considerar honestamente o que Jesus disse.
Vamos começar com as Suas palavras encontradas em Lucas 12:13-34, que incluem sua parábola do rico insensato, e será desafiado a examinar nossas próprias vidas à luz do que Ele ensinou. Nós provavelmente vamos sentir culpa, mas como eu disse na introdução, não há outra maneira. Também vamos ser tentados a encontrar uma maneira de resolver a nossa culpa por outros meios de confissão e arrependimento.Assim, devemos ser cautelosos com incoerentes, ilógicos "explicações" que nós já ouvimos que suavizar o que Jesus disse ou nos ajudar a entender "que ele realmente deve ter significado." Vamos ler devagar e honestamente:
E alguém na multidão disse-lhe [Jesus], "Mestre, dize a meu irmão que reparta a herança da família comigo." Mas Ele disse-lhe: "Homem, quem me nomeou juiz ou árbitro entre vós?" E Ele lhes disse: "Acautelai-vos, e não baixe a guarda contra toda forma de ganância, porque mesmo quando não se tem uma abundância que sua vida consiste em suas posses." E Ele lhes disse uma parábola, dizendo: "A terra de certo homem rico era muito produtivo. E ele começou a raciocinar para si mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho lugar para guardar minha colheita? ' E ele disse: 'Isto é o que vou fazer:. Vou demolir meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens e direi à minha alma: "Alma, tens muitos bens colocado para muitos anos;. tomar a sua facilidade, comer, beber e ser feliz "" Mas Deus disse-lhe: 'Insensato Esta mesma noite a sua alma é exigido de você;! e agora quem será o dono eo que tens preparado ? Assim é o homem que entesoura para si mesmo, e não é rico para com Deus. "
E Ele disse aos Seus discípulos: "Por esta razão eu vos digo, não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer;. Nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir Pois a vida é mais do que comida , eo corpo mais que vestuário Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam,. e eles não têm despensa nem celeiro, e ainda Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves E qual de vós, por ansioso que esteja pode! ? acrescentar um côvado único período de sua vida Se você não pode fazer mesmo uma coisa muito pouco, por que estais ansiosos sobre outros assuntos Olhai para os lírios, como eles crescem;? eles não trabalham nem fiam, mas eu digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória não vestir-se como um deles. Mas, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais Ele lhe vestir, ó homens de pouca fé! E não procuram o que você deve comer, e que haveis de beber, e não manter preocupante para todas essas coisas as nações do mundo procura ansiosamente;. mas vosso Pai sabe que necessitais destas coisas, mas buscar o Seu reino, e estas. coisas vos serão acrescentadas Não seja rebanho, pouco de medo, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino Venda os seus bens e dar para a caridade,.. fazer-vos bolsas que não se estraguem, um tesouro inesgotável nos céus, onde o ladrão não chega nem a traça destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará o seu coração também "(Lucas 12:13-34).
Imagine por um momento, Jesus pregação para milhares de pessoas (ver 12:1), uma multidão que consistia de seus seguidores e curiosos. Dentro da multidão havia um homem que sentiu que havia sido tratada injustamente por seu irmão em relação à herança da família. Não sabemos se ele tinha sido enganado de sua parte inteira ou se ele simplesmente sentiu que a sua metade não foi tão grande quanto seu irmão. Nem sabemos lado de seu irmão da história, ele pode ter tido alguma boa justificativa para suas ações aparentemente egoístas. Independentemente disso, o homem sincero tinha esperanças de que Jesus seria resolver o seu diferendo. Talvez ele pensou que, se este rabino muito popular publicamente proferida sentença em seu favor, forçaria o seu irmão a aceitar. Então ele disse a Jesus: "Mestre, dize a meu irmão que reparta a herança da família comigo" (Lucas 12:13).
Jesus, porém, se recusou a se envolver na disputa do homem, perguntando-lhe: "Homem, quem me nomeou juiz ou árbitro entre vós?" (Lucas 12:14). Jesus não acreditava que era o seu lugar para proferir uma decisão sobre o assunto. E Ele certamente não tem tempo para ouvir os dois lados da história, supervisionar uma avaliação de cada item na propriedade, e, em seguida, determinar quem tem o quê. Ele tinha coisas muito mais importantes a fazer.
Jesus, no entanto, aproveitar a oportunidade para alertar sobre um assunto muito mais grave que tinha aparecido. Uma bandeira perigo estava acenando que Ele queria que todos vejam. A ganância foi elevar sua cabeça feia. Este homem estava muito preocupado com a obtenção de sua herança, evidenciada pelo seu mal publicamente falando de seu próprio irmão e sua inadequada, pedido inoportuno e até mesmo tolo de Jesus. [1] Imagine ver alguém ir até um pregador no final do seu sermão e publicamente dizer-lhe: "Pregador, dizer ao meu irmão que reparta a herança da família comigo!" Você seria concluir que tal pessoa era excessivamente ocupado com sua herança.
Jesus então disse à multidão: "Acautelai-vos, e não baixe a guarda contra toda forma de ganância, porque mesmo quando não se tem uma abundância que sua vida consiste em suas posses" . (Lucas 12:15) [2]
Vamos considerar alguns pontos muito significativos do que divinamente proferiu comunicado.

Quatro pontos significativos

Primeiro, observe a conexão inconfundível Jesus chamou entre a ganância e uma pessoa pensar que a sua vida consiste em suas posses. Os dois estão intrinsecamente ligados. Quando uma pessoa se convence que a vida é sobre bens materiais, se ele tem muitos ou poucos, a ganância se torna uma tentação inevitável e irresistível normalmente. Se um de alegria é encontrada na posse de bens, ele logo se tornará o descontentamento com o que ele tem, e, então, dedicar-se à busca de ganhar mais. O dinheiro torna-se então o seu senhor, dirigindo sua vida. Ele vai levá-lo ao longo de caminhos egoístas, longe do que busca sua vida deve ser. Isso nos leva ao próximo ponto.
Se a vida não consiste em suas posses, então deve haver algo mais na vida da maior importância. O que é isso? Jesus deixa isso muito claro no restante desta passagem. A busca de uma vida deve ser conhecer, amar, gostar e agradar seu Criador, ou como diz Jesus, "sendo rico para com Deus" (12:21). Foco da nossa vida não deve ser para o que é material, mas para o que é espiritual. Devemos "buscar o Seu reino" (12:31), assim como Jesus disse.
O homem ganancioso nesta história estava entre uma multidão que foi ouvir um sermão ao vivo de Deus na carne, mas tudo o que podia pensar era ganhar mais riqueza material por meio de sua herança! Que pena! Muitos pastores conhecem a dor de ter um dos seus paroquianos pedir alguma pergunta banal deles imediatamente depois de um sermão em que tinha derramado seu coração. Esses pastores podem estar sorrindo por fora, mas interiormente estão gemendo, percebendo que a sua mensagem apaixonada, obviamente, não teve efeito sobre que participante. Esse exemplo, contudo, empalidece em comparação com alguém perguntando o Filho de Deus, talvez até mesmo interrompendo-lo durante seu sermão, para resolver uma disputa sobre a herança. Este homem era espiritualmente surdo para dizer o mínimo.
Um terceiro ponto que pode ser derivada de advertência de Jesus é que a ganância persegue ricos e pobres. Note que Ele disse: "Nem mesmo quando se tem uma abundância que sua vida consiste em suas posses" (Lucas 12:15, ênfase adicionada). Se eu disse: "Nem mesmo quando a pessoa possui muitas vacas que ele encontrar a verdadeira felicidade", minha declaração tem aplicação para aqueles que não possuem vacas, bem como aqueles que possuem muitas vacas. Na verdade, parece que as minhas palavras foram dirigidas a pessoas com poucas vacas. Aqueles que têm pouco são muitas vezes tão enganados quanto aqueles que têm muito, pensando que a vida consiste de posses. Jesus em breve elaborar engano ganância de ricos e pobres como Ele continuou seu discurso.
Um quarto e último ponto que sobressai é a ganância é algo que devemos ter cuidado e ficar de guarda contra, assim como Jesus disse. A ganância nunca anuncia sua chegada, mas sim desliza silenciosamente em seu coração como uma cobra. Ele sempre procura oportunidades, como quando heranças são recebidos. Corações desprotegidos são facilmente infiltrados, e a pessoa que acredita que a vida consiste de posses poderia muito bem ter um tapete de boas vindas preparado para a ganância. Além disso, uma vez que a ganância passou a residir em um coração, ela se especializa em fazer-se invisível para o dono do coração , escondendo-se atrás de um número incontável número de cortinas de fumaça.Somente a Palavra de Deus e do Espírito são capazes de expor a sua presença.

Quando o Greedy Definir Greed

Se estamos a obedecer o mandamento de Jesus para ter cuidado com a ganância, é preciso primeiro ser capaz de identificá-lo. E isso representa um problema. Muitas vezes nós definimos como a ganância da máfia mafiosos definir pessoas más, sem suspeitar que eles se exemplificar a verdadeira definição. Nós igualmente definir a ganância com um forte viés cultural e sem referência a padrões de Deus. Por exemplo, Webster define a ganância como "desejo excessivo para obter ou ter, especialmente riqueza,. Desejo para mais de um necessita ou merece"
Por esta definição, eu me pergunto, Como posso determinar se eu sou ganancioso? Alguém pode me dizer o que constitui um desejo por riqueza que é excessivo? Quantas pessoas iriam considerar o seu desejo de riqueza a ser excessivo? Podemos julgar os outros como tendo um desejo excessivo de riqueza, mas nunca julgar nosso próprio desejo de riqueza como sendo excessiva.
E se a ganância é o "desejo de mais de um necessidades ou merece", quanto é que uma pessoa precisa?E como se determina o que ele merece? Você pode ver como qualquer um que lê este um tanto vaga definição, moderna da ganância pode facilmente avaliar-se como não sendo culpado. Webster tem de fato definido com precisão a ganância pelo uso moderno da palavra, porque não se considera a si mesmo de ser gananciosos.
Não só é a nossa definição moderna de ganância muito vago, é também muitas vezes inconsistentes. Nós às vezes nos enganamos, supondo que a cobiça é um pecado que pode ser cometido apenas pela ultra-rica, ou por aqueles que ganham seu dinheiro imoral ou ilegal. No entanto, devemos dizer aos nossos filhos a não ser gananciosos em relação aos cookies em um pote de biscoitos. Sabemos que é egoísta para uma criança a comer os três biscoitos restantes quando o irmão que a criança ea irmã são igualmente desejosos de um. E o egoísmo como chamamos ganância "Não seja ganancioso, Johnny! Basta comer um biscoito!" Obviamente, nós realmente não acredito que a ganância é um pecado que só pode ser cometida pelo ultra-ricos ou por aqueles que ganham a sua riqueza imoral ou ilegal. Sabemos em contrário.Nós intuitivamente entender que o que faz a ganância errado é a forma como isso afeta os outros, aqueles que não recebem os cookies que nós desfiladeiro. Tem algo a ver com a desigualdade.
Há um outro caminho pelo qual devemos nos enganar por meio de uma definição habitual de ganância.Acredita-se geralmente que a ganância é apenas uma atitude do coração e que não tem nada a ver com nossas ações. Nós imaginamos que podemos acumular e manter, tanto quanto nós queremos, apenas contanto que nós não permitimos que a ganância em nossos corações. Poderíamos muito bem alegar que o ódio é apenas uma atitude do coração que não tem nada a ver com ações. Poderia ser bem disse que não há nada de errado com assassinar outra pessoa apenas enquanto o assassino não permitir que o ódio em seu coração? A ganância é realmente uma atitude do coração de alguém, mas que se manifesta por ações. Nós nunca iria dizer aos nossos filhos, "Vá em frente e comer todos os biscoitos, enquanto seus irmãos ir sem, mas apenas certifique-se fazê-lo sem uma atitude de ganância!"

Greed Biblicamente Definida

Como Deus define a ganância? Isso é o que importa. Quando a Bíblia fala de ganância, devemos assumir que a definição de Webster é válido? O que faz a ganância errado aos olhos de Deus?
À medida que avançar no nosso estudo das Escrituras, a definição de Deus de ganância se tornará cada vez mais claro para nós. Mais fundamentalmente, no entanto, a ganância é uma violação de os dois maiores mandamentos já deu à humanidade a amar a Deus com todo o coração, alma e mente e amar o próximo como a si mesmo (ver Matt. 22:36-39).
Pessoas gananciosas não ama seu próximo como a si mesmos-eles se amam e ignorar seus vizinhos.Eles tomam para si o que pertence a seus vizinhos ou eles manter para si o que eles devem compartilhar com seus vizinhos. É simples assim. Como não ser culpado de ganância, se ele vive em auto-indulgência, enquanto ele sabe que seu irmão está morrendo de fome? Por favor, pare e pense sobre isso, pois não há como escapar sua veracidade.
Nem pessoas gananciosas amar a Deus como Ele deve ser amado, porque as coisas materiais têm usurpado seu lugar de direito. O dinheiro está direcionando suas vidas, e não Deus. Eles estão encontrando a sua felicidade em suas posses, e não em conhecer, amar, gostar e agradar a Deus (para não mencionar que eles também estão desobedecendo abertamente Seu segundo mandamento mais importante). Nada concorre com Deus para os corações das pessoas, como dinheiro e posses, o que é sem dúvida por isso que Jesus advertiu que não se pode servir a Deus e ao dinheiro (ver Matt. 6:24). Se o dinheiro é um mestre, Deus não é.
Claro, as pessoas realmente não servir ao dinheiro, eles servem-se pelo que fazem com seu dinheiro.Paulo advertiu que as pessoas nos últimos dias seria, em primeiro lugar, "amantes de si mesmos, amantes do dinheiro" (2 Tm. 3:2, ênfase adicionada). É interessante que Paulo coloca estes dois amores direito ao lado do outro. O amor ao dinheiro é realmente o amor de si mesmo. A ganância revela que a auto está no trono de seu coração e que Deus não é. Jesus não é o Senhor de pessoas gananciosas, que é precisamente por isso que a Escritura nos diz que a cobiça é equivalente à idolatria (cf. Ef 5:5;. Col. 3:5).Aos olhos de Deus, pessoas gananciosas e cobiça são como aqueles que se curvar diante de falsos deuses. Neste caso, no entanto, eles estão a ceder antes fotografias de si. Esses tipos de pessoas não são o povo de Deus, mesmo que eles afirmam ser. A Bíblia adverte que pessoas gananciosas / avarento não herdarão o reino de Deus (veja 1 Coríntios 6:9-10;.. Ef 5:3-6). Não há tal coisa como um cristão ganancioso. Pessoas gananciosas não são cristãos. Pessoas gananciosas não ir para o céu. É por isso que é tão crucial para examinar a nós mesmos nesta matéria, para dizer o mínimo.
Tudo isso sendo assim, Jesus, que ama a todos, preocupa-se com qualquer um ceder à tentação da cobiça, que é por isso que Ele tão seriamente advertidos a multidão naquele dia. O homem sincero, em particular, estava em perigo terrível de ganhar uma herança à custa de perder qualquer esperança de vida eterna. O que um erro trágico.

As semelhanças entre ganância e cobiça

Enquanto nós estamos começando a procurar uma definição bíblica de ganância, vamos também ter um minuto para considerar o pecado da cobiça, também mencionada no Novo Testamento. Como é que diferem, em sua totalidade, da ganância?
Na língua original grego do Novo Testamento, há pouca diferença óbvia de significado entre as duas palavras mais frequentemente traduzidos ganância e cobiça . Na verdade, a palavra grega que é mais freqüentemente traduzido greed (pleonexia) é derivado da raiz da palavra que é mais freqüentemente traduzido avarento (pleonektes). Além disso, mesmo pleonexia às vezes é traduzida avareza ou a cobiça(por exemplo, ver Marcos 7:22 e 2 Coríntios. 09:05 na NASB). A versão King James traduz pleonexia comocobiça na advertência de Jesus sobre a ganância que nós estamos actualmente a considerar: "Acautelai-vos e guardai-vos da avareza (pleonexia)" (Lucas 12:15). Tudo isso indica que até mesmo os tradutores da Bíblia têm dificuldade em encontrar qualquer diferença discernível de significado entre as palavras que são mais frequentemente traduzidos ganância e cobiça no Novo Testamento.
No compartilhamento ganância linguagem e cobiça Inglês significados muito semelhantes. Ambos os termos não têm sentido para além das relações das pessoas com os outros. Ambos expressam o desejo de possuir aquilo que legitimamente faz ou deve pertencer a outro. Embora eu não possa zelosamente deseja que outra pessoa possui atualmente (comumente considerada como a cobiça), eu posso ser injustamente manter em minha posse o que Deus quer que eu para compartilhar com outro (o que é uma manifestação da ganância). Por exemplo, se Deus me confia com o dinheiro para alimentar uma pessoa morrendo de fome e eu manter esse dinheiro para mim, eu sou ganancioso. Estou guardando para mim o que deveria pertencer a alguém. Mais uma vez, parar e pensar sobre isso, pois não há como escapar sua veracidade.

Voltar para a nossa história ...

Jesus continuou Sua advertência contra a cobiça daquele dia, relacionando a história de um homem rico, que rendeu à ganância e morreu logo depois. Posso refrescar sua memória, citando-lo novamente:
A terra de certo homem rico era muito produtivo. E ele começou a raciocinar para si mesmo, dizendo: "Que farei, pois não tenho lugar para guardar minhas colheitas?" E ele disse: "Isto é o que vou fazer:. Vou demolir meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens e direi à minha alma:" Alma, tens muitos bens colocado para muitos anos;. tomar a sua facilidade, comer, beber e ser feliz "Mas Deus lhe disse:" Insensato Esta mesma noite a sua alma é exigido de você;! e agora quem será o dono eo que tens preparado ? " Assim é o homem que entesoura para si mesmo, e não é rico para com Deus (Lucas 12:16-21).
O homem rico desta parábola é um exemplo de um homem que pensou que sua vida consistia em suas posses. Ou seja, a busca principal em sua vida era o prazer da aquisição e egoísta de coisas materiais.Comer, beber, e prazer eram o que ele trabalhou e viveu. E com uma pequena ajuda do tempo seu trabalho duro compensou. Ele encontrou-se com as culturas mais e bens que ele tinha em celeiros para armazená-los. Então, como é o caso de cada vez uma encontra-se com mais do que precisa, a avidez tentados ele.Sua prosperidade tornou possível para ele se aposentar muito antes de ele se tornou idoso ou incapaz para o trabalho. Agora, seu maior sonho poderia ser realizado, ele poderia desfrutar egoisticamente dos anos restantes de sua vida sem ter para o trabalho. Todos os dias seria uma festa. Ele teria sido a inveja de quase todos que o conheciam.
Deus, porém, considerado o homem para ser um tolo, e há pelo menos quatro razões para tal avaliação.
Primeiro, o homem rico pensou apenas em si mesmo quando considerado o que fazer com a sua prosperidade. Ele tomou sua decisão, como se fosse a única pessoa no mundo. Nunca ocorreu a ele para pensar sobre aqueles que tinham pouco ou nenhum alimento. Ele não ama a seu próximo como a si mesmo. Ele só amava a si mesmo. Ele agiu de maneira egoísta.
Em segundo lugar, o homem rico pensou em sua vida apenas em termos de sua duração terrena, e não a sua duração eterna. Como Jesus disse, ele colocou para si ajunta tesouros na terra, não considerando as ramificações eternas de sua decisão. O restante de sua vida terrena pode ser invejável, mas como sobre a sua vida por toda a eternidade? Ele possuía tesouros terrenos, mas que sobre tesouros celestiais?
Terceiro, nunca considerou Deus em suas circunstâncias. Nunca lhe ocorreu que Deus, o único responsável pelo bom tempo que trouxe colheitas abundantes, o havia abençoado a fim de torná-lo uma bênção para outros. Ele nunca viu sua oportunidade de glorificar a Deus por obedecê-lo e amar seu próximo como a si mesmo. Embora fosse rico em coisas materiais da terra, ele não era "rico para com Deus" (Lucas 12:21) como disse Jesus. Seu estilo de vida foi um testemunho de sua incredulidade, como ele ignorou os dois maiores mandamentos. Ele poderia ter trabalhado por muitos anos sob a bênção de Deus, trabalhando para mostrar o seu amor a Deus e aos outros, compartilhando sua abundância.
E quarto, ele assumiu que tinha "muitos anos" (Lucas 12:19), algo que nenhuma pessoa gananciosa deve assumir, como Deus certamente não tem interesse em manter as pessoas gananciosas vivo. O homem rico da parábola de Jesus morreu na mesma noite em que ele tomou uma decisão egoísta. A decisão final de sua vida foi uma decisão egoísta e condenável. Sua morte naquela noite pode muito bem ter sido o julgamento de Deus sobre ele por causa de sua decisão egoísta. Jesus certamente não nos deixou muito espaço para pensar que o tolo rico foi para o céu naquela noite. [3] Em um momento do tempo, ele perdeu tudo o que ele viveu. Um segundo, que possuía uma abundância, e no segundo seguinte ele possuía nada.Deus lhe perguntou: "E agora quem vai possuir o que você preparou?" (Lucas 12:20). Não seria ele.
Claramente, Jesus descreveu para nós um homem ganancioso, como que foi o tema que a parábola era para ilustrar. Note que Jesus não descrever um homem rico, cujas ações poderiam ter sido aprovado por Deus se ele tivesse apenas ajustou sua atitude sobre o que ele possuía, ainda mantendo-o todo e se aposentar. A ganância é uma atitude que está sempre se manifesta por ações. Se um arrepende-se da ganância, ele não só deve mudar sua atitude, ele também deve mudar suas ações. Se ele não mudar suas ações, ele não mudou sua atitude.
Note também que este homem rico era culpado diante de Deus, não porque ele desejava que não era seu, mas porque ele decidiu manter o que Deus havia lhe dado e queria compartilhar com os outros. Ele era egoísta no uso de seu dinheiro e posses. Ele, como Jesus disse claramente a ele, lançou "tesouro para si mesmo" (Lucas 12:21). Ele era ganancioso. Todos os que acumularão um tesouro para si mesmos são gananciosos. Tais pessoas são "não é rico para com Deus" (Lucas 12:21), assim como Jesus disse. Deus pensa que eles são tolos.

A aplicação

Agora vamos começar a identificar alguma aplicação para nossas próprias vidas a partir desta parábola do rico insensato. Oremos para que as palavras de Jesus terá o impacto sobre nós que Ele pretendia que eles teriam.
Como você responderia a alguém que, depois de ler a história de Jesus, disse: "Estou tão feliz que eu não sou um agricultor, porque se eu fosse e eu tivemos uma colheita abundante, eu teria que considerar o que Jesus ensinou "?
Certamente você recorda-lhe que o que Jesus disse nesta parábola tem aplicação para outras pessoas além de agricultores. Tal comentário seria tão tolo quanto afirmar que a Parábola do Bom Samaritano só se aplica a pessoas que percorre a estrada para Jericó.
E se alguém disse: "Eu estou tão feliz que eu acumulei minha riqueza gradualmente em vez de um prémio inesperado como esse agricultor na parábola de Jesus. Caso contrário, o que Jesus disse que tem pedido para mim."
Será que você não percebe que a pessoa também estava enganando a si próprio? O que Jesus disse que tem aplicação a todos os que tem mais do que ele precisa, quem pode "acumular tesouros para si mesmo," se ele está acumulado lentamente ou de repente. Eu poderia acrescentar também que não há nada na parábola de Jesus que afirma que o homem rico a sua riqueza acumulada de repente. Sua riqueza foi mais provável adquirida gradualmente, através de estações de colheitas férteis. Eu suspeito que seria difícil de se aposentar na cultura apenas um ano de.
Suponha que alguém disse: "Eu estou feliz que eu não sou confrontado com a opção de uma reforma antecipada, ou então eu teria que dar um pouco sobre o que Jesus ensinou"?
Embora o que Jesus disse que tem aplicação aos enfrentados com a opção de uma aposentadoria precoce, ele claramente tem aplicação para aqueles que não estão confrontados com tal opção. O próprio Jesus revelou a quem a parábola aplica-qualquer um que tem oportunidade, como o homem da parábola, para "acumular tesouros para si mesmo" (Lucas 12:21), algo que Jesus proibiu todos os Seus seguidores a fazer (ver Matt. 6:19-24, Lucas 12:33). Não faz diferença se são agricultores ou comissários de bordo, se tivermos acumulado nossa riqueza rapidamente ou gradualmente, ou se é jovem ou velho. O rico insensato da parábola de Jesus é o representante de quem tem mais do que ele precisa e os rendimentos para o pecado da ganância.

How We Might Be Just Like rico insensato

Quando comecei a ler esta parábola de forma honesta e contextualmente, eu percebi que eu era em muitos aspectos semelhante ao rico insensato. Eu inicialmente assumido que a minha prática do dízimo me separou dele, e talvez em algum grau o fez. Mas ocorreu-me que o rico insensato poderia ter sido um bom judeu que fielmente dizimou toda a sua vida. E, certamente, é possível dar o dízimo e ainda acumular tesouros para si mesmo quando se tem o suficiente abundância. Certamente é possível dar o dízimo e ainda ser egoísta com a abundância restante. Pode-se pagar o dízimo e manter-se culpado de ganância.Os fariseus escrupulosamente dízimo, mas de acordo com as Escrituras, eles também eram amantes do dinheiro (ver Lucas 11:42; 16:14 ) e também o inferno-Bound (ver Matt. 23:13-15).
Será que estamos a pensar, por exemplo, que Deus teria aprovado totalmente do homem rico se tivesse pagado o dízimo em seu aumento e, em seguida, decidiu levar sua facilidade e egoisticamente se aposentar naquele momento em sua vida com sua abundância restante? Isso não parece muito provável, não é? Só porque um homem rico dízimo sua renda, ele está cumprindo os mandamentos de amar a Deus com todo o coração e amar o próximo como a si mesmo? Embora eu tivesse dizimou o meu rendimento durante muitos anos, eu usei o resto da minha abundância para enriquecer a minha própria vida, assim como o rico insensato fez. Como minha renda aumentou, eu continuei a gastar mais em mim mesmo, "construir celeiros maiores", por assim dizer, nunca o conteúdo.
Mas há outras maneiras que esta parábola se aplica a muitos de nós. Certamente estamos tão tolo como o homem da parábola se pensarmos nossas vidas consistem de nossas posses, quando a busca principal em nossas vidas é a aquisição e prazer egoísta de coisas materiais. Mas não é que a imagem de tantos de nós que professam ser cristãos? Nossas vidas giram em torno completamente adquirir, egoisticamente gastar, e egoisticamente desfrutar da riqueza. Isso é o que vivemos. Nós não estamos buscando primeiro o reino de Deus, como Jesus nos ordenou (ver Matt. 6:33). Estamos tentando encontrar a felicidade na riqueza material, e não em conhecer, amar, apreciar e obedecer a Deus. Somos ricos, mas não "rico para com Deus" (Lucas 12:21), ea prova é esmagadora.
Por que, por exemplo, fazer a maioria dos cristãos professos em países ricos como o nosso não têm vida devocional real? Por que não é a média professa cristão a todos os envolvidos nas coisas básicas que Jesus disse Mark crentes autênticos, como visitar os doentes ou fornecer alimentos e roupas para os crentes pobres (ver Matt. 25:31-46)? Por que dar tão pouco dinheiro para ajudar a cumprir a Grande Comissão, a grande maioria de nós nem sequer atingir a norma antiga aliança do dízimo? Por que responder aos apelos da caridade com a linha, "eu vou ter de orar sobre isso", mas não precisamos orar sobre gastar renda discricionária em nós mesmos? Em suma, por que tantos de nós que professam ser cristãos demonstram o compromisso tão pouco a Cristo em relação à forma como gastamos nosso tempo e dinheiro? Por que tantos de nós tão morna?
A resposta a todas estas perguntas é que são principalmente perseguindo o sonho americano, e estamos focados em apreciar os frutos materiais do nosso trabalho.
Desde os primeiros anos estamos programados para acreditar que a felicidade é encontrada em "coisas".Estamos encorajados por todos para aperfeiçoar as virtudes que vai colher as recompensas materiais. O trabalho duro, honestidade e economia podem realmente "pagar" no futuro. Se trabalharmos duro na escola, então podemos obter um "bom trabalho", o que significa um trabalho com um salário alto.
Nós escolhemos nossas carreiras com base no seu potencial financeiro, e, em seguida, trabalhar longas horas por anos e anos para pagar os arrendamentos em nossos carros modelo atrasados ​​ea hipoteca sobre uma casa que fala do nosso sucesso. E quem tem tempo para algo tão trivial como criar os filhos?Então, nós deixar nossos bebês na creche em servidão ao dólar Todo-Poderoso. Como podemos negar que o dinheiro controla nossas vidas? O objetivo óbvio na vida de tantos de nós é ganhar mais dinheiro, adquirir mais posses e desfrutar dos prazeres mais, e então me aposentar confortavelmente. Quanto mais cedo, melhor.

Semelhanças Mais

Mas a evidência de que nós pensamos que nossas vidas consistem em nossas posses não termina aí.Nós coletamos material . Mais móveis, mais roupa, mais ferramentas, mais figurinhas, mais tacos de golfe, mais a China. Enquanto bilhões esperar para ouvir o evangelho e 30 mil crianças morrem a cada dia, nós mantemos direito sobre a recolha de mais. Em última instância, nossas posses nos possuem, consumindo todo o nosso tempo que Deus nos deu e energia. Não há tempo para fazer a vontade de Deus porque somos escravos do nosso dinheiro e posses. Temos mil coisas que devem ser usados, gostei, polido, reparado, espanado, segurado, armazenados e mantidos. Não se esqueça de comprar o contrato de serviço que vai buscá-la voltar a funcionar se ele quebra! Como podemos dizer honestamente que não estamos convencidos de que nossas vidas consistem na abundância de nossas posses? Jesus não poderia ter feito isso mais claro, aquele que "entesoura para si mesmo" não é "rico para com Deus" (Lucas 12:21). É simples assim.
Não só devemos ter o que os anunciantes dizem que devemos ter, mas temos de ter tudo agora . Então, tomamos emprestado até o limite, desperdiçando uma enorme percentagem da nossa riqueza em pagamentos de juros, mais uma vez, enquanto milhões morrem de fome e bilhões esperar para ouvir o que Jesus morreu por eles. Muitos dos nossos pagamentos mensais são um testemunho contínuo de nossa ganância.
Depois, há muitas atividades que os nossos todo o custo o dinheiro de esportes, hobbies, entretenimento e assim por diante, muitas vezes perseguido com a devoção que só poderia ser definida como religiosa. Ao longo de nossas vidas perdemos centenas de milhares de dólares em coisas que são nada mais do que pura auto-indulgência. Como podemos afirmar que estamos prontos para estar diante de Jesus ao mesmo tempo que tais administradores pobres do tempo e dinheiro Ele nos confiou? Se a essência do seguimento de Jesus é negar a si mesmo (ver Matt. 16:24), então onde estão as pessoas que seguem Jesus? Não são as nossas vidas mais caracterizado pela auto-indulgência do que a auto-negação?
Além disso, passamos a maioria do nosso dinheiro em coisas que ninguém pode gastar seu dinheiro em uma centena de anos atrás e em que a maioria das pessoas no mundo nunca vai gastar seu dinheiro.Nossa vida poderia ser resumida em duas palavras: adquirir e ceder . Pior ainda, nunca estamos satisfeitos. Precisamos de uma casa maior, um carro mais novo, um período de férias mais exótico. E nós nem sequer reconhecemos a nossa ganância, assim como as pessoas insanas não pode detectar a sua insanidade. Nossa cultura do materialismo ter nossas consciências calejadas. A única diferença real entre o rico tolo e muitos de nós é que Deus está nos dando ainda tempo para se arrepender da nossa cobiça. O rico insensato tem enfrentado Seu julgamento, estamos esperando a nossa vez.
Se a sua consciência está sendo picado, lembre-se, a culpa é boa quando ela é baseada na Palavra de Deus. Não resistir a ela. Abraçá-lo. Deus está falando com você.

Semelhanças ainda mais

Estamos igualmente tão tolo como o rico insensato se não considerar as ramificações eternas de nossas decisões terrenas em relação ao dinheiro e posses. Se nenhuma pessoa gananciosa ou avarento vai herdar o reino de Deus (cf. 1 Cor 6:9-10;.. Ef 5:5), não deveríamos considerar seriamente se somos culpados nesta matéria? Eternidade depende, pelo menos em parte, o que fazemos com nosso dinheiro.Jesus expressamente nos proibiu de ajuntar tesouros na terra, mas nos mandou colocá-los no céu, compartilhando o que Deus nos confia. Todos nós teremos de estar diante dele um dia para dar conta de nossa mordomia. Ele vai aceitar as nossas desculpas?
Estamos tão tolo como o rico insensato se não considerar que Deus é a fonte de nossa posse todo o material, se não pela bênção directa, pelo menos por Sua vontade permissiva. Assim, Ele tem o direito absoluto de dirigir o nosso uso do que Ele nos confia. Eu poderia pensar, "Eu trabalhei minha maneira através da faculdade, e eu tenho trabalhado duro desde então. Eu ganho a minha riqueza, por issomerecem desfrutar de gastá-lo em mim. " Mas já que eu considerei como minha vida teria saído se tivesse nascido de um viciado em cocaína em um conjunto habitacional Nova York, ou a uma prostituta de Calcutá?Eu já considerava que Deus me permitiu nascer no país rico em que eu vivo, e que Ele é o único que me fez tão inteligente como eu sou, e que tornou possível para mim trabalhar duro ou frequentar a faculdade?Assim, eu sou tão responsável diante de Deus para a minha riqueza como o rico insensato era na parábola de Jesus. Se Deus tem me abençoado, é porque Ele quer que eu compartilhe a Sua bênção com outras pessoas. O que Jesus tenha pensado de Seus discípulos, se, ao receber os peixes se multiplicaram e pão de Suas mãos, eles haviam empilhado por si mesmos o que Ele queria para eles para compartilhar? O que ele deve pensar se nós saciar-nos com aquilo que Ele quer que nos usar para Sua glória? Somos mordomos fiéis?
Por fim, somos tão tolo como o rico insensato se assumirmos que temos há muitos anos deixaram em nossas vidas, especialmente quando estamos a viver de forma tão egoísta. Devemos viver cada dia como se fosse a nossa última. Poderíamos estar na frente do trono de Jesus 'um minuto a partir de agora. Na verdade, Jesus concluiu Seus pensamentos sobre a ganância daquele dia, avisando seus discípulos para estar pronto para o Seu retorno (ver Lucas 12:35-48).
A menos que tenhamos um relacionamento rico com Deus, nós não estamos prontos. Se tudo o que fizemos com nossas vidas é adquirir mais para nós mesmos, nós somos tolos, porque tudo o que vivi para se dissolverá em um momento. A única coisa que é eterno é nosso relacionamento com Deus.

Um aviso para aqueles com pouca

Jesus ainda tinha mais a dizer sobre o tema da avareza. Ele não queria nos fazer pensar que a ganância é um pecado que é cometido apenas por aqueles que têm abundância. Eu novamente citar sua elaboração a seus discípulos:
Por esta razão eu vos digo, não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento, eo corpo mais que vestuário. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, e eles não têm despensa nem celeiro, e ainda Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves! E qual de vós, por estar ansioso, pode acrescentar um côvado único período de sua vida? Se você não pode fazer mesmo uma coisa muito pouco, por que estais ansiosos sobre outros assuntos? Olhai para os lírios, como eles crescem; eles não trabalham nem fiam, mas eu digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, não vestir-se como um deles.Mas, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais Ele vestirá a vós, homens de pouca fé! E não procurar o que você deve comer, e que haveis de beber, e não manter preocupante. Por todas essas coisas que as nações do mundo procuram avidamente, mas vosso Pai sabe que necessitais destas coisas. Mas buscar o Seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não seja rebanho, pouco de medo, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Venda os seus bens e dar para a caridade, fazer-vos bolsas que não se estraguem, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega nem a traça destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará o seu coração também (Lucas 12:22-34).
Note que Jesus começou por dizer, "Por isso eu digo a você ..." Essas palavras amarrar tudo o que Ele acaba de dizer o que Ele estava prestes a dizer. O assunto ainda era a ganância ea loucura daqueles que pensam que a vida consiste em suas posses. Note também a semelhança das palavras de Jesus aqui sobre a vida ser mais do que o alimento e suas palavras anteriores sobre a vida não consiste na abundância de suas coisas. O assunto não mudou.
Agora, porém, Jesus se aplica o que Ele acaba de dizer para aqueles que, por normais padrões americanos, têm muito pouco. É possível para eles ser tão enganado como os ricos se eles estão principalmente focados em bens terrenos, mesmo que esses bens são necessidades básicas como alimentação e vestuário. Só porque uma pessoa tem poucas posses, ele não é automaticamente mais dedicado a Deus ou a menos de um servo de Mamom. Qualquer pessoa, rica ou pobre, que acha que a vida consiste de bens, está cometendo um erro grave.
Jesus não quer que seus discípulos a se preocupar até mesmo com as necessidades da vida, porque Deus vai cuidar dessas coisas. Certamente, se Deus não quer que a gente se preocupar com necessidades básicas da vida, quanto mais que ele não quer que a gente se preocupar com não-essenciais?

Necessidades e desejos

Eu costumava questionar onde traçar a linha entre minhas necessidades e meus desejos. Na passagem citada apenas sobre o alimento e cobertura, no entanto, Jesus deixou bem claro. Ele disse: "Vosso Pai sabe que você precisa dessas coisas "(Lucas 12:30, grifo do autor). Essas coisas são tudo o que realmente precisa. Tudo além de alimentos e cobertura é uma necessidade. [4] Isso é por isso que Paulo escreveu,
Para nós trouxemos nada ao mundo, por isso não podemos tirar nada do que quer. E se temos comida e cobertura, com estes estaremos contentes. Mas aqueles que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na ruína e perdição (1 Tm. 6:7-9).
Podemos honestamente afirmar que seríamos felizes se tudo o que tínhamos era o alimento e cobertura (vestuário e abrigo) quando não estamos, obviamente, contente com a abundância que possuímos agora, mas estão continuamente se esforçando para adquirir e egoisticamente desfrutar mais e mais?
Podemos dizer que estamos convencidos, como Paulo, que o desejo de ser rico (que Paulo parece definir como desejando mais do que comida e cobertura) é potencialmente condenável por causa das muitas tentações de ser egoísta e ganancioso que confrontar as pessoas com um desejo tão ? [5]
Todos os seguidores de Cristo devem estar buscando para o seu reino, assim como ele disse (ver Lucas 12:31). Seu reino é a única coisa que é eterna, que é precisamente por isso que Jesus instruiu todos os Seus discípulos (como acabamos de ler) não acumuleis tesouros sobre a terra. Todos os nossos bens terrenos estão destinados a morrer, na verdade, a maioria se perdem diante de nossos olhos agora. Assim, faz todo o sentido para vender nossos bens e acumularão um tesouro eterno no céu, como Cristo ordenou.
Como missionário mártir Jim Elliot disse: "Ele não é tolo quem dá o que ele não pode manter para ganhar o que não pode perder." Mas quantos cristãos você conhece que tenham obedecido à ordem clara de Cristo (que acabamos de ler) para vender seus bens e dar para a caridade, assim como todos os cristãos dos primeiros? (Ver Atos 2:45; 4:34-35). A maioria de nós parece estar a ganhar mais posses.
Jesus não poderia ter feito Seu ponto mais claro. Ele não quer que os nossos corações para ser preso a este mundo. Ao contrário, Ele quer que nossos corações estão no céu (cf. Lc 12:34). Quando nossas vidas giram em torno de ganho temporal e buscas egoístas, podemos dizer honestamente que os nossos corações não estão sobre a terra? Podemos dizer honestamente que nossos corações estão no céu, e que o que fazemos com o nosso dinheiro e posses reflete que a afeição celestial? Ou somos tolos ricos?
Eu avisei que isso não ia ser fácil! Se você tiver sido condenado, abraçá-lo. Confissão e arrependimento será o resultado. Quando fui condenado, eu estava tão cheio de orgulho que era muito difícil para mim admitir meu pecado. Mas eu simplesmente não podia ignorar o que Jesus ensinou, e como eu faria me humilhar um pouco, confessando o meu pecado, Deus derramou mais de Sua graça e abriu mais de Sua Palavra para mim. Lembre-se que Ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Se você está se ressentindo o que eu escrevi até agora, é hora de voltar aos seus joelhos. Ore fervorosamente por ajuda e graça de Deus, admitindo sua necessidade desesperada de ambos. Depois, volte e releia este capítulo. Acredite, você não está pronto para o próximo capítulo até que você pode enfrentar até um presente. Você ainda pode ter algumas perguntas ou objeções, mas garanto-vos que vamos cobri-los nos seguintes capítulos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
Tente me e conhece os meus pensamentos;
E vê se há algum caminho perverso em mim,
e guia-me pelo caminho eterno (Salmo 139:23-24).

[1] Um amigo sugeriu que Jesus pode ter sido a pensar sobre o irmão do homem como sendo aquele que era culpado de ganância. Admito que é uma possibilidade, mas por causa da recusa de Jesus a arbitrar a disputa, eu duvido que ele teria saltado a uma conclusão sobre o irmão do homem depois de ouvir apenas um lado da história. Além disso, não há nenhuma prova no texto que a advertência de Jesus contra a ganância foi falado em referência ao irmão do homem, enquanto certamente há alguns indícios que sugerem que o homem que fez o pedido estava em perigo de ceder à ganância. Independentemente disso, alerta subseqüente de Jesus sobre a ganância tinha pedido para o homem, seu irmão, a multidão naquele dia, e todo mundo desde então. A ganância é muitas vezes a razão que as pessoas brigam por heranças e dinheiro.
[2] A versão King James traduz a última parte da afirmação de Jesus em 12:15 ligeiramente diferente: "Pela vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui."
[3] Eu suspeito que alguns vão contestar, dizendo que Jesus nunca disse que o homem foi para o inferno.Mas devemos acreditar que este homem, que serviu como ilustração de Jesus da cobiça em ação, foi salvo e foi para o céu, só perdendo certas recompensas ali, na luz do fato de que o Novo Testamento ensina que nenhuma pessoa gananciosa / avarento herdarão o reino de Deus? (Veja 1 Coríntios 6:10;.. Ef 5:3-6).
[4] O conceito de que nossas necessidades reais, consistem em apenas alimentos e cobertura encontra-se em numerosas outras escrituras. Ver, por exemplo, o general 28:20; Prov. 25:2, Lucas 3:11; 12:22-30.
[5] A versão King James não amolecer a advertência de Paulo aqui, tanto quanto a NASB parece: "Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na ruína e na perdição "(grifo nosso).